Tempo Agora (Previsão para 5 dias)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Atenção Pais e Alunos.

Participem das atividades, reuniões e debates  propostos pela escola, isso é muito importante para a melhoria do nosso trabalho.

2 comentários:

  1. Car@s, aproveitando a votação sobre o "modelo de trabalho pedagógico" deixo minha opinião no sentido de que o trabalho pedagógico não deve se pautar em apenas uma forma de conduta. As crianças devem conhecer as diferentes estratégias (trabalhos individuais, em duplas, em pequenos grupos e em grande grupos; com livre escolha e com a escolha do professor baseado nas características de cada criança e não aleatoriamente).
    Sabemos que cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens, assim não devemos selecionar apenas uma como forma de conduta na escola, mas explorar as vantagens de cada uma delas.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostaria de expressar a minha opinião sobre a forma atual de trabalho e as formas propostas no blog.
    O trabalho em grupo é, sem sombra de dúvidas, uma importante tática para o aprendizado, proporcionando a formação coletiva do conhecimento, através da troca de informações, de diferentes percepções. O aluno aprende ouvir, respeitar, argumentar, dividir tarefas, etc – aspectos importantes para a vida futura. Mas, não podemos nos esquecer de alguns fatores negativos do trabalho em grupo, que desejo apontar aqui, afinal, também fui aluna: a maioria dos elementos do grupo pode pressionar a minoria a aceitar determinada decisão, a manipulação de um elemento pode anular o outro, alguém sempre se sobrecarrega das tarefas enquanto q os demais ficam com a menor parte, diminuição da responsabilidade individual, o tempo que se gasta para trabalhos em equipe é muito maior (a coversa aumenta e é gasto muito tempo para a comunicação entre os mesmos), e isso tudo, diariamente.
    Cada atividade possui um objetivo distinto, enquanto q o trabalho em grupo exige a divisão de tarefas chegando a um só resultado no final, é através do trabalho individual que o aluno mostrará o quanto sabe pq dependerá somente da sua gama de conhecimento, de sua habilidade, responsabilidade, etc.
    Concluindo, talvez a melhor solução fosse respeitar a forma de trabalho de cada professor, as características da sala, da disciplina e não firmar um só padrão. O trabalho em grupo precisa acompanhar o trabalho individual e você versa.
    Silvia

    ResponderExcluir

Qual o modelo de trabalho pedagógico é mais adequado para a EE Professor Altino Arantes?