Car@s, aproveitando a votação sobre o "modelo de trabalho pedagógico" deixo minha opinião no sentido de que o trabalho pedagógico não deve se pautar em apenas uma forma de conduta. As crianças devem conhecer as diferentes estratégias (trabalhos individuais, em duplas, em pequenos grupos e em grande grupos; com livre escolha e com a escolha do professor baseado nas características de cada criança e não aleatoriamente). Sabemos que cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens, assim não devemos selecionar apenas uma como forma de conduta na escola, mas explorar as vantagens de cada uma delas.
Olá! Gostaria de expressar a minha opinião sobre a forma atual de trabalho e as formas propostas no blog. O trabalho em grupo é, sem sombra de dúvidas, uma importante tática para o aprendizado, proporcionando a formação coletiva do conhecimento, através da troca de informações, de diferentes percepções. O aluno aprende ouvir, respeitar, argumentar, dividir tarefas, etc – aspectos importantes para a vida futura. Mas, não podemos nos esquecer de alguns fatores negativos do trabalho em grupo, que desejo apontar aqui, afinal, também fui aluna: a maioria dos elementos do grupo pode pressionar a minoria a aceitar determinada decisão, a manipulação de um elemento pode anular o outro, alguém sempre se sobrecarrega das tarefas enquanto q os demais ficam com a menor parte, diminuição da responsabilidade individual, o tempo que se gasta para trabalhos em equipe é muito maior (a coversa aumenta e é gasto muito tempo para a comunicação entre os mesmos), e isso tudo, diariamente. Cada atividade possui um objetivo distinto, enquanto q o trabalho em grupo exige a divisão de tarefas chegando a um só resultado no final, é através do trabalho individual que o aluno mostrará o quanto sabe pq dependerá somente da sua gama de conhecimento, de sua habilidade, responsabilidade, etc. Concluindo, talvez a melhor solução fosse respeitar a forma de trabalho de cada professor, as características da sala, da disciplina e não firmar um só padrão. O trabalho em grupo precisa acompanhar o trabalho individual e você versa. Silvia
Car@s, aproveitando a votação sobre o "modelo de trabalho pedagógico" deixo minha opinião no sentido de que o trabalho pedagógico não deve se pautar em apenas uma forma de conduta. As crianças devem conhecer as diferentes estratégias (trabalhos individuais, em duplas, em pequenos grupos e em grande grupos; com livre escolha e com a escolha do professor baseado nas características de cada criança e não aleatoriamente).
ResponderExcluirSabemos que cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens, assim não devemos selecionar apenas uma como forma de conduta na escola, mas explorar as vantagens de cada uma delas.
Olá!
ResponderExcluirGostaria de expressar a minha opinião sobre a forma atual de trabalho e as formas propostas no blog.
O trabalho em grupo é, sem sombra de dúvidas, uma importante tática para o aprendizado, proporcionando a formação coletiva do conhecimento, através da troca de informações, de diferentes percepções. O aluno aprende ouvir, respeitar, argumentar, dividir tarefas, etc – aspectos importantes para a vida futura. Mas, não podemos nos esquecer de alguns fatores negativos do trabalho em grupo, que desejo apontar aqui, afinal, também fui aluna: a maioria dos elementos do grupo pode pressionar a minoria a aceitar determinada decisão, a manipulação de um elemento pode anular o outro, alguém sempre se sobrecarrega das tarefas enquanto q os demais ficam com a menor parte, diminuição da responsabilidade individual, o tempo que se gasta para trabalhos em equipe é muito maior (a coversa aumenta e é gasto muito tempo para a comunicação entre os mesmos), e isso tudo, diariamente.
Cada atividade possui um objetivo distinto, enquanto q o trabalho em grupo exige a divisão de tarefas chegando a um só resultado no final, é através do trabalho individual que o aluno mostrará o quanto sabe pq dependerá somente da sua gama de conhecimento, de sua habilidade, responsabilidade, etc.
Concluindo, talvez a melhor solução fosse respeitar a forma de trabalho de cada professor, as características da sala, da disciplina e não firmar um só padrão. O trabalho em grupo precisa acompanhar o trabalho individual e você versa.
Silvia